Delcídio Amaral

Delcídio do Amaral Gomez, natural de Corumbá (MS), nasceu em 8 de fevereiro de 1955. Formado em engenharia elétrica, iniciou sua carreira na General Electric do Brasil, atuando em engenharia de campo, manutenção e testes de equipamentos em subestações e usinas.

Introdução

Delcídio Amaral é um líder político com uma carreira de destaque e realizações significativas para o Brasil. Ex-senador e ex-ministro, Delcídio foi fundamental na captação de investimentos expressivos para o país e para o estado de Mato Grosso do Sul, promovendo avanços em infraestrutura, turismo, saneamento e desenvolvimento urbano. Com um histórico sólido de compromisso com o progresso e a melhoria das condições de vida dos brasileiros

Formação e Início de Carreira

Formado em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia Mauá – SP, iniciou sua carreira na General Electric do Brasil, atuando em engenharia de campo, manutenção e testes de equipamentos em subestações e usinas. Em 1978, começou a trabalhar na Themag Engenharia, onde fiscalizou obras de geração e transmissão para a CHESF e Eletronorte. Em 1983, assumiu a gerência regional de operação da Eletronorte na usina de Tucuruí (PA), supervisionando a construção e montagem da usina.

Atuação no Ministério de Minas e Energia e Retorno à Eletrosul

Ainda em 1994, Delcídio foi nomeado secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia e, posteriormente, assumiu interinamente o cargo de ministro durante o governo de Itamar Franco. Nesse período, desempenhou papel central em estudos estratégicos e propostas de privatização do setor elétrico. Após deixar o ministério, retornou à Eletrosul como Diretor de Finanças e, em 1997, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Enersul.

Ascensão na Área de Energia e Atuação Internacional

Em 1988, Delcídio foi nomeado diretor de operação da Eletronorte e presidente do Comitê Coordenador de Operação do Sistema Norte-Nordeste. Em 1990, ingressou na Shell do Brasil, atuando internacionalmente e foi membro de importantes associações do setor de energia. Em 1991, tornou-se diretor de planejamento e engenharia da Eletrosul, e em 1993 assumiu a diretoria de finanças. Em 1994, licenciou-se da Eletrosul para presidir o Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce.

Petrobras e Secretaria de Estado em Mato Grosso do Sul

Em 1999, Delcídio foi indicado para a Diretoria de Participações e Desmobilizações na Petrobras, onde supervisionou a gestão de participações em diversas áreas, incluindo petroquímica e termelétricas. Posteriormente, liderou a Diretoria de Gás e Energia, sendo fundamental no planejamento durante a crise energética de 2000-2001. Em 2001, deixou a Petrobras para assumir o cargo de secretário de Estado de Infraestrutura e Habitação em Mato Grosso do Sul, presidindo também os Conselhos de Administração da Sanesul e da MS-Gás.

Carreira no Senado e Atuação Política

 Delcídio foi eleito senador por Mato Grosso do Sul em 2002, com 496.879 votos, atuando em várias comissões importantes no Senado. Em 2005, foi eleito líder da bancada do PT no Senado. Reeleito em 2010, foi o candidato mais votado do estado quando recebeu 826.848 votos, e presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos até 2016. Em 2014, concorreu ao governo de Mato Grosso do Sul e, em 2015, foi nomeado líder do governo no Senado. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios por sua atuação e atualmente é presidente regional do Partido Renovação Democrática (PRD) em Mato Grosso do Sul.

Galeria de Imagens Senado Congresso Ministério